sexta-feira, 21 de maio de 2010
Descobri um caroço na minha axila!
O achado de caroço na axila é muito frequente. Esses caroços (= gânglios = landras = linfonodos)normalmente aumentam em decorrência de alguma agressão, infecção ou inflamação local (ex:. ferimentos nos braços, depilaçao da axila, encravamento de pêlos, remoção de cuticulas...) ou mesmo de alguma virose.
Geralmente esses linfonodos reativos diminuem ou desaparecem com o decorrer do tempo e não necessitam de nenhuma terapia especifica.
Em poucos casos o achado de um gânglio na axila pode representar um problema mais sério como linfoma ou metastase de um câncer (cancer de mama, cancer de rim, cancer de tireoide, melanoma....).
Quando houver dúvida sobre a etiologia do aumento da landra recorremos a punção guiada por Ultrassom ou mesmo remoção cirurgica.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Apertei o mamilo e saiu um liquido amarelado. O que devo fazer?
A saída de liquido pelos mamilos é chamada de derrame papilar.A maioria dos derrames mamários corresponde a alterações benignas das mamas.
O 1o passo é não mais apertar o mamilo pois isso traumatiza os ductos e serve como estimulo para a perpetuação da descarga papilar.
Os derrames fisiológicos (benignos) normalmente são: provocados (pela expressão do mamilo), multiductais (sai liquido por “vários buraquinhos do mamilo”), bilaterais (afeta as duas mamas) e de cor variada (amarelo, leitoso, esverdeado).
Os derrames patológicos (suspeitos) normalmente são: espontâneos, uniductais, unilaterais, sanguinolentos, serossanguinolentos e aquosos.
Na presença de sinais suspeitos, procure seu mastologista. Ele irá pedir alguns exames para elucidar o caso.
A principal causa de derrame sanguinolento não é câncer e sim um nódulo benigno chamado papiloma.
Existem situações em que o sangramento pelo mamilo não representa problema: na gestação, na adolescência e como conseqüência de um traumatismo na mama.
Assinar:
Postagens (Atom)
RASTREAMENTO EM TRANSGÊNERO
Na transição de gênero, seja feminilizante ou masculinizante, é realizado um tratamento hormonal o que poderia, em tese, aumentar o risco d...