terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Meu médico pediu os marcadores biologicos do meu câncer de mama. O que é isso?


Os marcadores tumorais (ou marcadores biológicos) são macromoléculas presentes no tumor que fornecem informações sobre o grau de agressividade do tumor e como ele poderá reagir aos diferentes tipos de tratamento.
O oncologista ou mastologista poderão solicitar o painel de marcadores no material obtido por core biopsy ou no próprio tumor excisado por cirurgia.
Os marcadores solicitados de rotina são:

1- RECEPTORES HORMONAIS
A maioria dos carcinomas de mama (2/3) é receptor de estrogênio (RE) e receptor de progesterona (RP) positivos. Os RE e os RP estão altamente associados com a idade da paciente no diagnóstico, sendo significativamente mais positivos em tumores de mulheres pós-menopausa. A presença deles indica um melhor prognóstico, um tumor menos agressivo e uma boa resposta a hormonioterapia

2- HER-2 (ou c-erbB-2)
Este marcador está presente em 20-30% dos cânceres de mama.A expressão aumentada desta proteina está associada a prognóstico ruim, maior risco de metástases, menor sobrevida global e resistência a hormonioterapia. Existe um tratamento (terapia alvo) voltado especificamente para pacientes com superexpressao/amplificação do HER-2 para reduzir as chances de recorrência da doença: Trastuzumabe.

3- Ki-67
É um proteína presente em celulas que estão se multiplicando. Por isso um alto indice de Ki-67 significa um tumor agressivo, altamente proliferativo, com baixos niveis de receptores hormonais. Entretanto estes tumores tendem a apresentar uma boa resposta ao tratamento quimioterápico.

RASTREAMENTO EM TRANSGÊNERO

Na transição de gênero, seja feminilizante ou masculinizante, é realizado um tratamento hormonal o que poderia, em tese,  aumentar o risco d...