terça-feira, 1 de março de 2011
SUCO DO NONI - MITO ou VERDADE ?
Ultimamente recebi várias pacientes no consultório relatando que estão ingerindo o suco do Noni.
É importante que leiam esse artigo do farmacêutico Manoel Pinheiro http://www.medplan.com.br/docs/noni.pdf
O noni é uma pequena árvore de origem asiática que gera um fruto verde, parecido com fruta do conde. Seu uso, na forma de suco, tem sido disseminado entre alguns pacientes oncológicos. Afirma-se que o produto teria propriedades terapêuticas que poderiam curar até 120 problemas de saúde. Entretanto, estudos científicos ainda não comprovaram estes efeitos e têm demonstrado que o noni pode até mesmo gerar um resultado contrário ao esperado e prejudicar o tratamento contra o câncer. A substância é capaz de interagir com a radiação ionizante e com os quimioterápicos, trazendo prejuízos ao tratamento. Por conta disso, o noni está contra-indicado para pacientes oncológicos.
Como ainda não há certeza sobre os efeitos benéficos da fruta para o organismo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização de substâncias que contenham o produto na fórmula, até que seja comprovada a segurança de seu consumo. Há suspeitas de que o suco do noni pode causar toxidade hepática (lesões nas células do fígado), dentre outras reações perigosas. Portanto, a venda do suco no Brasil, atualmente, só pode ser feita de maneira ilegal, sem passar por qualquer fiscalização dos órgãos de saúde, o que aumenta ainda mais os riscos de sua ingestão.
Os estudos acerca do noni ainda estão em fase bastante inicial, portanto, não é recomendável o uso do suco por pacientes oncológicos, uma vez que sua segurança e eficácia ainda não foram comprovadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
RASTREAMENTO EM TRANSGÊNERO
Na transição de gênero, seja feminilizante ou masculinizante, é realizado um tratamento hormonal o que poderia, em tese, aumentar o risco d...
Nenhum comentário:
Postar um comentário