domingo, 7 de julho de 2019

ECZEMA ARÉOLO-MAMILAR

ECZEMA AREOLO-MAMILAR

É um processo inflamatório da pele caracterizado por prurido, descamação, vermelhidão, alteração da cor e bolhas na aréola e mamilo, podendo ser uni ou bilateral. Pode ser localizado ou difuso, este último envolvendo todo o mamilo e a aréola. Acomete principalmente mulheres jovens, tendo como característica principal a intensa coceira na região acometida.
As principais causas envolvidas são 1- Psoríase, 2- Dermatite seborréica, 3- Dermatite de contato (como sutiãs) e 4-Dermatite atópica (alergia – defeito imunológico).
O principal diagnóstico diferencial que deve ser feito com a doença de Paget, um tipo raro de câncer de mama que acomete o mamilo.
O tratamento normalmente é feito com medicamentos tópicos. Apenas casos graves requerem medicação oral.
No caso de dermatite atópica alguns fatores funcionam como gatilho das crises: substâncias irritantes (poeira domiciliar, cosméticos, sabonetes, produtos de limpeza usados na lavagem das roupas), alimentos e bebidas (produtos lácteos, nozes, marisco), tecidos sintéticos, frio intenso, ambientes secos, calor e transpiração e estresse emocional.

O que fazer?

ü  Nada de chuveiro muito quente ou sessões demoradas. Vá de banhos mornos e ligeiros!
ü  Evite sabões comuns ou perfumes na região. Não esfregar! Prefira os sabonetes líquidos da marca Cetaphil ou Fisiogel
ü  Lavar roupas apena com sabão coco. Não usar amaciantes
ü  Usar roupas de algodão. Colocar um quadrado de fraldinha de algodão entre o sutiã e a pele.
ü  Arejar o local sempre que possível
ü  Exposição solar é bem-vinda. Dez minutos entre 6:30h-7h
ü                       Pomadas: conforme orientação médica



RASTREAMENTO EM TRANSGÊNERO

Na transição de gênero, seja feminilizante ou masculinizante, é realizado um tratamento hormonal o que poderia, em tese,  aumentar o risco d...