terça-feira, 30 de março de 2010

Quais os direitos que têm as mulheres portadoras de câncer de mama?


1. Auxilio-doença (Lei 8.213 -arts 59 a 63): é um benefício dos segurados do INSS para quem ficar incapacitado por mais de 15 dias. Não é exigido carência.
-O servidor publico terá direito direito à licença para tratamento de saúde, sem prejuizo da remuneração (art 202 da Lei 112/90-RJU). Em geral, o mesmo se aplica a servidores estaduais ou municipais.

2. Aposentadoria Integral: é direito de todo cidadão (servidor público ou da iniciativa privada) acometido de câncer, mesmo nao tendo o tempo de serviço completo.
Servidor publico federal --> Lei 8.112/90, art 186 e art190 / Servidor vinculado ao INSS --> Lei 8.213, arts 26 e 151.

3. Beneficio da prestação continuada -LOAS (CF -art 203, V e lei 8.742/93): no valor de um salario-minimo para pessoas carentes e que seja incapaz para o trabalho.

4. Isenção do Imposto de Renda (lei 7.713 de 22/12/88): isenção sobre proventos de aposentadoria ou pensão, mesmo que a doença tenha sido contraída após a aposentadoria.

5. Saque do FGTS: o trabalhador acometido de câncer tem direito a sacar integralmente o FGTS tanto para seu tratamento quanto para o tratamento de seus dependentes (lei 8.922)

6. IPI-ICMS-IPVA -IOF : isenção. Na aquisição de automóveis, a critério da perícia médica do Detran, será concedida a isençao dos impostos citados. Isto resulta numa reduçao de aproximadamente 30% no valor do carro para os pacientes que foram submetidos a esvaziamento axilar. Lei 10.754

7. Reconstrução mamária: o SUS e os Planos de Saúde são obrigados a realizar cirurgia de reconstrução mamária.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Acabei de receber a notícia que tenho câncer de mama. Esta doença tem cura?



Sim!
Tudo vai depender da extensão inicial da doença a qual chamamos de estádio clínico.
O estádio é definido de acordo com: 1) tamanho do tumor; 2) comprometimento das "landras" da axila; 3) metástase para órgãos distante como fígado, pulmão ou ossos.
O estádio vai do I ao IV, e quanto menor, maior será a chance de cura.
Quando a paciente tem comprometimento dos gânglios da axila, a chance de cura depende do número de gânglios envolvidos, e se configura em uma situação mais séria.
Quando surgem metastases em ossos, fígado ou pulmão, a doença não é, em geral, curável, mas pode ser bem controlada com medicamentos
Normalmente a maior parte da recidiva da doença ocorre nos 2 primeiros anos após finalizado o tratamento. É rara a recidiva após cinco anos, sendo assim, costuma-se falar em cura após esse período.

terça-feira, 23 de março de 2010

Fiz mastectomia e agora vou iniciar a quimioterapia. Quais são os efeitos? Meu cabelo vai cair?


A quimioterapia (QT) tem como princípio básico destruir as células que estão se multiplicando como as células do câncer. Em contrapartida, também atua sobre as células normais do organismo : celulas do cabelo, celulas do trato digestivo, etc.
A queda do cabelo (alopecia) vai depender da droga utilizada. Em geral, o início da queda ocorre na segunda ou terceira semana de tratamento. Sobrancelhas, cílios, pêlos pubianos também podem cair.
Mas a queda de cabelo cessa com o fim do tratamento! A partir de três semanas da última aplicação, o cabelo volta a crescer.
Vários efeitos colaterais da quimioterapia depende da medicação usada e da sensibilidade individual.
Atualmente, as náuseas e os vômitos são bem controlados com ondansentrona, administrada antes da QT.
Em caso de diarréia e aftas procure beber bastante líquido, evitar frituras, comidas gordurosas, frutas ácidas, alimentos quentes, realize higiene oral com maior frequência.
Cansaço, dores e inchaço nas pernas são comuns.
Também podem ocorrer alterações sanguineas como anemia, leucopenia(predispõe a infecções) e plaquetopenia (predispõe a sangramento).
Se estiver fazendo quimioterapia e apresentar febre (Temperatura acima de 38oC) entre imediatamente em contato com seu médico. Após avaliação clínica e exame de sangue, ele indicará o tratamento adequado.

Sou homem. Posso ter câncer de mama ?




Sim!
Para cada 100 casos de câncer feminino, há 1 caso de câncer masculino.
A doença apresenta-se em idade mais avançada do que a encontrada em mulheres com média de idade de 60-65 anos.
Entre os fatores de risco, podemos destacar:
1.Sindrome de Klinefelyer ( pacientes com esta sindrome tem risco 50 vezes maior de desenvolver câncer de mama. Precisam ser submetidos a um cuidadoso e rotineiro exame das mamas).
2.Alcoolismo
3.Uso de hormônios femininos
4.História familiar positiva para a doença
5.Exposição permanente ao calor (metalúrgicas)

O principal sinal é um caroço endurecido atrás da aréola. Diante dessa manifestação deverá ser solicitado mamografia, ecografia e biópsia.
O tratamento segue os mesmos princípios do câncer na mulher: cirurgia (mastectomia)+ radioterapia + quimioterapia + hormonioterapia.

terça-feira, 16 de março de 2010

Qual o significado de calcificações na mama?


Calcificações são pequenos depósitos de sais de cálcio bastante comuns nas mamas. A maioria das calcificações representa um processo benigno (ex: calcificações em cistos, nas paredes dos vasos sanguineos, em areas de traumatismo, em fibroadenomas antigos).
As calcificações perigosas que significam a presença de um tumor maligno ou de uma lesão pré-maligna geralmente são bem pequenas, agrupadas e irregulares. Quando elas correspondem a câncer de mama, geralmente se trata de câncer inicial no qual a chance de cura é próxima a 100%.
Quando a mamografia identificar microcalcificações perigosas deverá ser realizado uma biópsia (core-biopse, mamotomia ou cirurgia).

sexta-feira, 12 de março de 2010

Dor na mama é sintoma de câncer? Cisto vira câncer? Tumor benigno pode transformar-se em câncer?


Não, não e não!
A dor mamária é a queixa mais frequente nos consultórios de mastologia. Acomete cerca de 70% das mulheres em algum período de suas vidas.É um reflexo da atividade dos hormônios ovarianos sobre as mamas.Em alguns casos a dor não está na mama, mas na parede do tórax (músculo, nervos, ossos e articulações). Medidas simples podem melhorar a dor mamária:
1. Sutiã com boa sustentação
2. Interrupção ou troca do anticoncepcional
3. Redução do peso
4. Parar de fumar/beber
5. Praticar exercícios físicos aeróbicos
6. Bolsa de Gelo sobre as mamas por 10 min 4x/dia
7. Evitar alimentos ricos em açúcar, sal, gordura, cafeína e álcool


Cistos são bolsas com conteúdo líquido. São alterações fisiológicas da mama, não representam doença. Estão presentes normalmente nas mulheres dos 15 aos 50 anos e a maioria têm dimensões mínimas, não necessitando de nenhum tratamento. Os maiores podem ser puncionados e esvaziados.

Fibroadenoma é o tumor benigno sólido mais frequenteda mama. Acomete 25% das mulheres, sendo muitas vezes bilateral. O tratamento consiste da simples observação (quando pequenos e estáveis) ou da retirada cirúrgica.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Fiz mamografia e o resultado mostrou um nódulo BI-RADS3. Meu mastologista recomendou apenas controle. Não seria melhor biopsiar este nódulo?


Não, não é melhor realizar biópsia do nódulo. É melhor seguir a recomendação do seu mastologista , mas antes, deve-se fazer uma mamografia com compressão seletiva e uma ecografia.

Estudos clínicos com milhares de mulheres portadoras de nódulos BI-RADS 3(nódulos provavelmente benignos) mostraram que mais de 98% dos casos correspondem a nódulos realmente benignos, sem importância. Raros casos de câncer (<1,7%)>
Existe situações em que é preferível realizar biópsia em nodulo BI-RADS 3:


  1. paciente extremamente ansiosa

  2. pacientes que não poderão fazer o acompanhamento

  3. pacientes grávidas

Posso fazer reposição hormonal se tenho uma irmã com câncer de mama ?




Mulheres que têm familiares de primeiro grau com câncer de mama na pré-menopausa, têm aumentada a probabilidade de desenvolver a doença. Esse risco será tanto maior quanto maior for o numero de parentes e se a ocorrência do câncer for bilateral.
A TRH para mulheres com risco aumentado é assunto polêmico.
Aqui novamente vale o bom senso e a obediência ao perfil de cada paciente.
Certamente, o uso dos estrogênios para combater os sintomas do climatério por 6 meses a 1 ano, pouca ou nenhuma influência terá no aumento do risco de câncer de mama em mulheres com historia familar da doença.
É consenso utilizar a menor dose e pelo menor tempo possível.
O uso dos progestagênios deve ser, quando possível, evitado.

Qual a situação atual da reposição de hormônios na menopausa ?



Sabe-se que a TRH (terapia de reposição hormonal) tem grande efetividade para aliviar os sintomas decorrentes da menopausa como ondas de calor (fogachos) e ressecamento da mucosa vaginal, além de auxiliar na prevenção da perda da massa óssea (osteoporose).

O estudo Women's Health Initiative (WHI) acompanhou mais de vinte e sete mil mulheres americanas, divididas em 2 grupos: as que utilizavam TRH e as que utilizavam placebo.
Na comparação entre os grupos, observou-se tendência ao aumento do câncer invasor da mama no grupo que utilizou TRH.
O risco relativo foi de 1.26, o que representa um aumento de 8 casos em 10 mil mulheres ao ano.

O aumento do risco ocorre em todas as modalidades de TRH, inclusive com tibolona.

A opção entre usar ou não TRH deve ser tomada em conjunto pelo médico e pela paciente.



RASTREAMENTO EM TRANSGÊNERO

Na transição de gênero, seja feminilizante ou masculinizante, é realizado um tratamento hormonal o que poderia, em tese,  aumentar o risco d...