sexta-feira, 12 de março de 2010

Dor na mama é sintoma de câncer? Cisto vira câncer? Tumor benigno pode transformar-se em câncer?


Não, não e não!
A dor mamária é a queixa mais frequente nos consultórios de mastologia. Acomete cerca de 70% das mulheres em algum período de suas vidas.É um reflexo da atividade dos hormônios ovarianos sobre as mamas.Em alguns casos a dor não está na mama, mas na parede do tórax (músculo, nervos, ossos e articulações). Medidas simples podem melhorar a dor mamária:
1. Sutiã com boa sustentação
2. Interrupção ou troca do anticoncepcional
3. Redução do peso
4. Parar de fumar/beber
5. Praticar exercícios físicos aeróbicos
6. Bolsa de Gelo sobre as mamas por 10 min 4x/dia
7. Evitar alimentos ricos em açúcar, sal, gordura, cafeína e álcool


Cistos são bolsas com conteúdo líquido. São alterações fisiológicas da mama, não representam doença. Estão presentes normalmente nas mulheres dos 15 aos 50 anos e a maioria têm dimensões mínimas, não necessitando de nenhum tratamento. Os maiores podem ser puncionados e esvaziados.

Fibroadenoma é o tumor benigno sólido mais frequenteda mama. Acomete 25% das mulheres, sendo muitas vezes bilateral. O tratamento consiste da simples observação (quando pequenos e estáveis) ou da retirada cirúrgica.

Um comentário:

  1. ha 4 meses atraz eu tinha um cisto na mama esquerda e agora já não é mais cisto, virou um nódulo e apareceu mais um na mama direita; pode ser câncer? obs. é unm nódulo retroaureolar

    ResponderExcluir