sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Minha mãe teve câncer de mama. Eu também vou ter?


Não, não necessariamente!

Apenas 5-10% dos cânceres de mama são hereditários, ou seja, são resultado de um "gen defeituoso" que é transmitido aos descendetes de uma família. Desconfiamos de câncer hereditário quando várias pessoas parentes de 1o grau uma das outras são acometidas e principalmente quando o câncer se manifesta em pessoas jovens (<35 anos)e compromete as duas mamas (bilateral). Os principais genes que conferem suscetibilidade são o BRCA1 e BRCA2 mas existem diversos outros! Para os portadores de BRCA1 e BRCA2 defeituosos, a probabilidade de desenvolver o câncer de mama durante a vida é de 40-73%.

A maioria dos cânceres de mama são esporádicos (não-hereditários)oriundos de uma mutação que ocorreu ao acaso. Nesses casos, a mulher normalmente tem mais de 50 anos, pós-menopausada, tumor unilateral e sem historia da doença na família.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Que exames devo fazer antes da cirurgia para câncer de mama?


No pré-operatório deve-se avaliar: 1-Condições clínicas da paciente ; 2- A presença de metástase a distância (ou seja outros focos da doença além da mama).

Normalmente as cirurgias mamárias cursam com baixa taxa de mortalidade e morbidade. São cirurgias superficias nas quais as paciente recebem alta hospitalar precoce. Os exames solicitados de rotina são: hemograma completo, coagulograma, glicemia em jejum, creatinina, Rx de tórax e ECG.
Se a paciente for portadora de alguma doença de base (hipertensão, diabetes, angina, etc)deve-se solicitar parecer de um especialista. Nesses casos, outros exames podem ser necessários.

A ocorrência de metástase está me geral relacionada as características biológicas do tumor, ao tamanho do tumor e ao comprometimento ganglionar axilar.Os exames de imagem comumente solicitados são: Rx de tórax, US de abdome superior e cintilografia óssea. Os ossos, pulmão e fígado são os sítios mais atingidos pelas metástase de câncer de mama. Em tumores iniciais, nos quais a probabilidade de se encontrar metástase é baixa, pode-se omitir a solicitação desses exames.
Dependendo do caso, exames mais complexos como a tomografia, ressonância ou pet CT podem ser acrescidos.
O marcador tumoral CA 15.3, dosado no sangue, é inespecífico e pouco sensível. Por isso, atualmente, não o utilizamos de rotina

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Descobri um caroço na minha axila!


O achado de caroço na axila é muito frequente. Esses caroços (= gânglios = landras = linfonodos)normalmente aumentam em decorrência de alguma agressão, infecção ou inflamação local (ex:. ferimentos nos braços, depilaçao da axila, encravamento de pêlos, remoção de cuticulas...) ou mesmo de alguma virose.

Geralmente esses linfonodos reativos diminuem ou desaparecem com o decorrer do tempo e não necessitam de nenhuma terapia especifica.

Em poucos casos o achado de um gânglio na axila pode representar um problema mais sério como linfoma ou metastase de um câncer (cancer de mama, cancer de rim, cancer de tireoide, melanoma....).

Quando houver dúvida sobre a etiologia do aumento da landra recorremos a punção guiada por Ultrassom ou mesmo remoção cirurgica.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Apertei o mamilo e saiu um liquido amarelado. O que devo fazer?



A saída de liquido pelos mamilos é chamada de derrame papilar.A maioria dos derrames mamários corresponde a alterações benignas das mamas.
O 1o passo é não mais apertar o mamilo pois isso traumatiza os ductos e serve como estimulo para a perpetuação da descarga papilar.
Os derrames fisiológicos (benignos) normalmente são: provocados (pela expressão do mamilo), multiductais (sai liquido por “vários buraquinhos do mamilo”), bilaterais (afeta as duas mamas) e de cor variada (amarelo, leitoso, esverdeado).
Os derrames patológicos (suspeitos) normalmente são: espontâneos, uniductais, unilaterais, sanguinolentos, serossanguinolentos e aquosos.
Na presença de sinais suspeitos, procure seu mastologista. Ele irá pedir alguns exames para elucidar o caso.
A principal causa de derrame sanguinolento não é câncer e sim um nódulo benigno chamado papiloma.
Existem situações em que o sangramento pelo mamilo não representa problema: na gestação, na adolescência e como conseqüência de um traumatismo na mama.

terça-feira, 30 de março de 2010

Quais os direitos que têm as mulheres portadoras de câncer de mama?


1. Auxilio-doença (Lei 8.213 -arts 59 a 63): é um benefício dos segurados do INSS para quem ficar incapacitado por mais de 15 dias. Não é exigido carência.
-O servidor publico terá direito direito à licença para tratamento de saúde, sem prejuizo da remuneração (art 202 da Lei 112/90-RJU). Em geral, o mesmo se aplica a servidores estaduais ou municipais.

2. Aposentadoria Integral: é direito de todo cidadão (servidor público ou da iniciativa privada) acometido de câncer, mesmo nao tendo o tempo de serviço completo.
Servidor publico federal --> Lei 8.112/90, art 186 e art190 / Servidor vinculado ao INSS --> Lei 8.213, arts 26 e 151.

3. Beneficio da prestação continuada -LOAS (CF -art 203, V e lei 8.742/93): no valor de um salario-minimo para pessoas carentes e que seja incapaz para o trabalho.

4. Isenção do Imposto de Renda (lei 7.713 de 22/12/88): isenção sobre proventos de aposentadoria ou pensão, mesmo que a doença tenha sido contraída após a aposentadoria.

5. Saque do FGTS: o trabalhador acometido de câncer tem direito a sacar integralmente o FGTS tanto para seu tratamento quanto para o tratamento de seus dependentes (lei 8.922)

6. IPI-ICMS-IPVA -IOF : isenção. Na aquisição de automóveis, a critério da perícia médica do Detran, será concedida a isençao dos impostos citados. Isto resulta numa reduçao de aproximadamente 30% no valor do carro para os pacientes que foram submetidos a esvaziamento axilar. Lei 10.754

7. Reconstrução mamária: o SUS e os Planos de Saúde são obrigados a realizar cirurgia de reconstrução mamária.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Acabei de receber a notícia que tenho câncer de mama. Esta doença tem cura?



Sim!
Tudo vai depender da extensão inicial da doença a qual chamamos de estádio clínico.
O estádio é definido de acordo com: 1) tamanho do tumor; 2) comprometimento das "landras" da axila; 3) metástase para órgãos distante como fígado, pulmão ou ossos.
O estádio vai do I ao IV, e quanto menor, maior será a chance de cura.
Quando a paciente tem comprometimento dos gânglios da axila, a chance de cura depende do número de gânglios envolvidos, e se configura em uma situação mais séria.
Quando surgem metastases em ossos, fígado ou pulmão, a doença não é, em geral, curável, mas pode ser bem controlada com medicamentos
Normalmente a maior parte da recidiva da doença ocorre nos 2 primeiros anos após finalizado o tratamento. É rara a recidiva após cinco anos, sendo assim, costuma-se falar em cura após esse período.

terça-feira, 23 de março de 2010

Fiz mastectomia e agora vou iniciar a quimioterapia. Quais são os efeitos? Meu cabelo vai cair?


A quimioterapia (QT) tem como princípio básico destruir as células que estão se multiplicando como as células do câncer. Em contrapartida, também atua sobre as células normais do organismo : celulas do cabelo, celulas do trato digestivo, etc.
A queda do cabelo (alopecia) vai depender da droga utilizada. Em geral, o início da queda ocorre na segunda ou terceira semana de tratamento. Sobrancelhas, cílios, pêlos pubianos também podem cair.
Mas a queda de cabelo cessa com o fim do tratamento! A partir de três semanas da última aplicação, o cabelo volta a crescer.
Vários efeitos colaterais da quimioterapia depende da medicação usada e da sensibilidade individual.
Atualmente, as náuseas e os vômitos são bem controlados com ondansentrona, administrada antes da QT.
Em caso de diarréia e aftas procure beber bastante líquido, evitar frituras, comidas gordurosas, frutas ácidas, alimentos quentes, realize higiene oral com maior frequência.
Cansaço, dores e inchaço nas pernas são comuns.
Também podem ocorrer alterações sanguineas como anemia, leucopenia(predispõe a infecções) e plaquetopenia (predispõe a sangramento).
Se estiver fazendo quimioterapia e apresentar febre (Temperatura acima de 38oC) entre imediatamente em contato com seu médico. Após avaliação clínica e exame de sangue, ele indicará o tratamento adequado.

Sou homem. Posso ter câncer de mama ?




Sim!
Para cada 100 casos de câncer feminino, há 1 caso de câncer masculino.
A doença apresenta-se em idade mais avançada do que a encontrada em mulheres com média de idade de 60-65 anos.
Entre os fatores de risco, podemos destacar:
1.Sindrome de Klinefelyer ( pacientes com esta sindrome tem risco 50 vezes maior de desenvolver câncer de mama. Precisam ser submetidos a um cuidadoso e rotineiro exame das mamas).
2.Alcoolismo
3.Uso de hormônios femininos
4.História familiar positiva para a doença
5.Exposição permanente ao calor (metalúrgicas)

O principal sinal é um caroço endurecido atrás da aréola. Diante dessa manifestação deverá ser solicitado mamografia, ecografia e biópsia.
O tratamento segue os mesmos princípios do câncer na mulher: cirurgia (mastectomia)+ radioterapia + quimioterapia + hormonioterapia.

terça-feira, 16 de março de 2010

Qual o significado de calcificações na mama?


Calcificações são pequenos depósitos de sais de cálcio bastante comuns nas mamas. A maioria das calcificações representa um processo benigno (ex: calcificações em cistos, nas paredes dos vasos sanguineos, em areas de traumatismo, em fibroadenomas antigos).
As calcificações perigosas que significam a presença de um tumor maligno ou de uma lesão pré-maligna geralmente são bem pequenas, agrupadas e irregulares. Quando elas correspondem a câncer de mama, geralmente se trata de câncer inicial no qual a chance de cura é próxima a 100%.
Quando a mamografia identificar microcalcificações perigosas deverá ser realizado uma biópsia (core-biopse, mamotomia ou cirurgia).

sexta-feira, 12 de março de 2010

Dor na mama é sintoma de câncer? Cisto vira câncer? Tumor benigno pode transformar-se em câncer?


Não, não e não!
A dor mamária é a queixa mais frequente nos consultórios de mastologia. Acomete cerca de 70% das mulheres em algum período de suas vidas.É um reflexo da atividade dos hormônios ovarianos sobre as mamas.Em alguns casos a dor não está na mama, mas na parede do tórax (músculo, nervos, ossos e articulações). Medidas simples podem melhorar a dor mamária:
1. Sutiã com boa sustentação
2. Interrupção ou troca do anticoncepcional
3. Redução do peso
4. Parar de fumar/beber
5. Praticar exercícios físicos aeróbicos
6. Bolsa de Gelo sobre as mamas por 10 min 4x/dia
7. Evitar alimentos ricos em açúcar, sal, gordura, cafeína e álcool


Cistos são bolsas com conteúdo líquido. São alterações fisiológicas da mama, não representam doença. Estão presentes normalmente nas mulheres dos 15 aos 50 anos e a maioria têm dimensões mínimas, não necessitando de nenhum tratamento. Os maiores podem ser puncionados e esvaziados.

Fibroadenoma é o tumor benigno sólido mais frequenteda mama. Acomete 25% das mulheres, sendo muitas vezes bilateral. O tratamento consiste da simples observação (quando pequenos e estáveis) ou da retirada cirúrgica.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Fiz mamografia e o resultado mostrou um nódulo BI-RADS3. Meu mastologista recomendou apenas controle. Não seria melhor biopsiar este nódulo?


Não, não é melhor realizar biópsia do nódulo. É melhor seguir a recomendação do seu mastologista , mas antes, deve-se fazer uma mamografia com compressão seletiva e uma ecografia.

Estudos clínicos com milhares de mulheres portadoras de nódulos BI-RADS 3(nódulos provavelmente benignos) mostraram que mais de 98% dos casos correspondem a nódulos realmente benignos, sem importância. Raros casos de câncer (<1,7%)>
Existe situações em que é preferível realizar biópsia em nodulo BI-RADS 3:


  1. paciente extremamente ansiosa

  2. pacientes que não poderão fazer o acompanhamento

  3. pacientes grávidas

Posso fazer reposição hormonal se tenho uma irmã com câncer de mama ?




Mulheres que têm familiares de primeiro grau com câncer de mama na pré-menopausa, têm aumentada a probabilidade de desenvolver a doença. Esse risco será tanto maior quanto maior for o numero de parentes e se a ocorrência do câncer for bilateral.
A TRH para mulheres com risco aumentado é assunto polêmico.
Aqui novamente vale o bom senso e a obediência ao perfil de cada paciente.
Certamente, o uso dos estrogênios para combater os sintomas do climatério por 6 meses a 1 ano, pouca ou nenhuma influência terá no aumento do risco de câncer de mama em mulheres com historia familar da doença.
É consenso utilizar a menor dose e pelo menor tempo possível.
O uso dos progestagênios deve ser, quando possível, evitado.

Qual a situação atual da reposição de hormônios na menopausa ?



Sabe-se que a TRH (terapia de reposição hormonal) tem grande efetividade para aliviar os sintomas decorrentes da menopausa como ondas de calor (fogachos) e ressecamento da mucosa vaginal, além de auxiliar na prevenção da perda da massa óssea (osteoporose).

O estudo Women's Health Initiative (WHI) acompanhou mais de vinte e sete mil mulheres americanas, divididas em 2 grupos: as que utilizavam TRH e as que utilizavam placebo.
Na comparação entre os grupos, observou-se tendência ao aumento do câncer invasor da mama no grupo que utilizou TRH.
O risco relativo foi de 1.26, o que representa um aumento de 8 casos em 10 mil mulheres ao ano.

O aumento do risco ocorre em todas as modalidades de TRH, inclusive com tibolona.

A opção entre usar ou não TRH deve ser tomada em conjunto pelo médico e pela paciente.



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Linhaça e câncer de mama / Alcool e câncer de mama / Alimentação gordurosa e câncer de mama



Estudos recentes têm associado o ômega 3 à melhora no tratamento de alguns tumores de mama, melhora da imunidade e até mesmo um efeito protetor contra a propagação de celulas malignas.
Pode-se obter o ômega 3 em : salmão, sardinha, cavala, bacalhau, óleo de linhaça (1-2 colheres ao dia).
Ainda faltam dados conclusivos que cientificamente comprovem redução do risco de câncer de mama pelo uso do ômega 3.

Há uma ligação definida entre o consumo de alcool e câncer de mama. Quanto maior a dose maior o risco!!!


A ingestão de gordura na dieta não constitui um fator de risco para o aumento da ocorrência de câncer de mama. O que se recomenda é a aquisição de hábitos de vida saudáveis, como evitar ganho de peso durante a vida adulta, consumir maior quantidade de frutas e vegetais e substituir a gordura saturada por gordura monoinsaturada e poliinsaturada.

O que são hormônios naturais (isoflavonas)?

Os hormônois naturais são derivados de partes de plantas. É importante deixar claro que nenhuma terapia é isenta de risco, mesmo as chamadas naturais.
Os fitoestrogênios apresentam ação biológica semelhante às do estrogênio. A isoflavona é o principal tipo de fitoestrogênio.
A isoflavona é encontrada:
grão de soja
farinha de soja
leite de soja
shoyu.

Ações da Isoflavona:
  • diminuição do colesterol
  • discreto efeito sobre a perda de massa óssea
  • redução dos fogachos- calorões da menopausa (efeito discreto)
  • não previne ou induz o câncer de mama

Uma batida na mama pode gerar câncer de mama? Uso de sutiã e desodorante causam câncer de mama?


Jamais um traumatismo leva ao desenvolvimento de um câncer de mama. No máximo, pode gerar um nódulo benigno conhecido como necrose gordurosa ou granuloma lipofágico (que também aparece após cirurgia plástica).

O uso de desodorante pode levar a um processo irritativo nas axilas, mas jamais ao desenvolvimento de um câncer.

O sutiã também não predispõe ao câncer de mama, e o uso de um tipo adequado pode minimizar a dor e o inchaço nas mamas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O anticoncepcional oral pode levar ao câncer de mama ?



Milhões de mulheres no mundo usam anticoncepcional oral (ACO) como método contraceptivo de escolha.

Os dados disponíveis através de estudos clínicos não mostram aumento de risco de câncer de mama entre as pacientes:
  • usuárias atuais de ACO
  • usuárias de ACO com presença de fator de risco (ex:. historia familiar)
  • usuárias brancas ou negras
  • usuárias com mutação genética de BRCA 1 e BRCA2
A duração do uso do ACO e o tipo de progesterona empregado não tem relacão com a ocorrência do tumor de mama

Amamentação protege contra o câncer de mama ?


Em uma população de mulheres, cada ano de amamentação reduz em média 7 vezes o risco de câncer de mama, e cada filho nascido, em 4 vezes. Ou seja, amamentar seu filho não faz bem somente a ele, mas também a você !

O que as mulheres querem saber sobre câncer de mama


O livro: O que as mulheres querem saber sobre câncer de mama - as 100 perguntas mais frequentes de autoria dos Drs. Ricardo Boff e Francisco Wisintainer é uma boa opção para as pacientes ampliarem seus conhecimentos sobre a doença e desmitificarem alguns pontos.


Neste blog, colocarei o resumo de alguns capitulos do livro.


Se tiverem alguma pergunta é só enviar via blog ou para o email: lina_araujo_barbosa@hotmail.com

sábado, 9 de janeiro de 2010

Novas recomendações de mamografias


Uma mudança de recomendação quanto ao uso da mamografia para a prevenção do câncer de mama, emitida por uma força-tarefa criada pelo governo norte-americano, gerou polêmica e preocupação através do mundo. Afinal, quando as mulheres devem começar a fazer exames de mamografia? E o quanto isso pode trazer de benefícios ou problemas para elas?

A nova recomendação publicada recentemente indica que a mamografia é mais eficiente para as mulheres com idades acima dos 50 anos e que deve ser feita a cada 2 anos. Essa recomendação contraria outra emitida pelo mesmo grupo há 7 anos, quando disseram que o ideal seria que as mulheres fizessem mamografias anuais a partir dos 40 anos de idade .

Essas novas sugestões têm como objetivo reduzir a quantidade de sobretratamento – quando mulheres passam por biópsias, cirurgias, radioterapia e quimioterapia sem necessidade, e sofrem com os efeitos colaterais. O relatório também diz que as mulheres entre 50 e 74 anos devem fazer mamografias menos frequentemente – a cada dois anos, em vez de anualmente; e que os médicos devem parar de recomendar o autoexame da mama às suas pacientes. As recomendações não são direcionadas a mulheres que pertençam a grupos de risco (ter uma ou mais parentes com câncer de mama, exposição repetida à radiação, ser portadora de mutação genética específica, entre outros fatores).

Realmente as mamografias são mais eficientes na faixa etária dos 60 aos 69 anos, onde evitam 1 morte a cada 377 pacientes, comparado a 1 morte evitada para cada 1.904 pacientes dos 40 aos 49 anos.

As organizações internacionais que lidam com o câncer como a Associação Americana do Câncer (ACS) e Associação Americana de Radiologia divulgaram posição contrária as recomendações da Força-Tarefa e continuam aconselhando mamografia a partir dos 40 anos. A ACS destaca que 17% das mortes devido ao câncer de mama ocorrem em mulheres diagnosticadas entre os 40 e os 50 anos.

Em nosso país também, uma lei federal (Lei 11.664/2008) garante o direito à mamografia na rede do SUS às mulheres com mais de 40 anos.


O INCA desde 2004 faz as seguintes recomendações (http://www1.inca.gov.br/publicacoes/Consensointegra.pdf):



  • Rastreamento por meio do exame clínico da mama, para as todas as mulheres a
    partir de 40 anos de idade, realizado anualmente.

  • Rastreamento por mamografia, para as mulheres com idade entre 50 a 69 anos,
    com o máximo de dois anos entre os exames;

  • Exame clínico da mama e mamografia anual, a partir dos 35 anos, para as
    mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver
    câncer de mama

RASTREAMENTO EM TRANSGÊNERO

Na transição de gênero, seja feminilizante ou masculinizante, é realizado um tratamento hormonal o que poderia, em tese,  aumentar o risco d...